Em breve o Espírito Santo poderá ganhar mais um roteiro de relevante interesse turístico e cultural, a Rota da Serra das Torres, que compreende os municípios de Muqui, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua. O Projeto de Lei (PL) 242/2021 foi protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL).
“O Monumento Natural Estadual Serra das Torres com seus 10.458,90 hectares é a maior Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral criada pelo nosso Estado. Sua área foi reconhecida como prioritária para a conservação da biodiversidade no Estado (Decreto 2530-R/2010)”, explica o parlamentar na justificativa da matéria.
Quintino pontua que o nome “Serra das Torres” é derivado do relevo montanhoso e escarpado, que pode atingir até 1.260 metros de altitude, com formação rochosa representada por pontões. Além disso, ressalta que a região possui uma grande variedade de espécies vegetais e animais – como aves, peixes, mamíferos, anfíbios e répteis – muitas delas ameaçadas de extinção.
A justificativa da proposta ainda detalha outros aspectos da região, como seu caráter rural e economia baseada na produção de café. Já no aspecto histórico-cultural destaque para casarios coloniais e festas tradicionais como do Boi-Pintadinho e Folia de Reis, principalmente, no município de Muqui. “O turismo está presente como alternativa de renda, apresentando como maior potencial o turismo rural, o cicloturismo, o ecoturismo e o turismo de aventuras”, ressalta o autor da iniciativa.
Lida no Expediente para simples despacho da última segunda-feira (14), a iniciativa foi encaminhada para as comissões de Justiça, Turismo e Finanças.