Biblioteca Transcol celebra marca histórica na democratização do acesso à leitura na Grande Vitória

A Biblioteca Transcol atingiu nesta quarta-feira (10) um marco expressivo para a cultura e a educação na Grande Vitória: são 10 mil leitores cadastrados e 20 mil empréstimos de livros realizados desde o retorno do projeto aos terminais de ônibus. A rede conta atualmente com nove unidades em funcionamento, ampliando o acesso gratuito à leitura para milhares de pessoas que circulam diariamente pelo sistema de transporte público.

O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a OSC Universidade para Todos, selecionada por chamamento público, apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal.

Estão em funcionamento as bibliotecas dos terminais de Jardim América, Itacibá e Campo Grande (Cariacica), Itaparica e São Torquato (Vila Velha), Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe (Serra). A unidade do Terminal do Ibes só entrará em funcionamento após o término das obras no local.

A retomada das atividades começou em 15 de julho deste ano, com a reabertura da primeira unidade no Terminal de Jardim América. Desde então, o projeto se expandiu de forma contínua, chegando a novos terminais e se fortalecendo como uma das mais relevantes políticas públicas de promoção da leitura no Espírito Santo. A unidade mais recente foi inaugurada no último dia 3 de outubro, no Terminal de Itacibá, ampliando ainda mais a presença da Biblioteca Transcol no cotidiano dos usuários.

Tabela com bibliotecas por número de leitores

UnidadeTotal de leitores
Laranjeiras1975
Campo Grande1532
Vila Velha1091
Itaparica1061
Jardim América1017
Itacibá965
Jacaraípe930
Carapina827
São Torquato603
Total10001

“A marca de 10 mil leitores cadastrados e 20 mil empréstimos realizados diz muito sobre a força da leitura como um direito. Para além do número, o que vemos são pessoas que, no seu trajeto diário no transporte público, encontram nos livros um lugar de descanso e transformação”, avalia a gerente de Livro e Leitura da Secult, Ana Laura Nahas.

Tabela com as bibliotecas que mais emprestam livros

Nome da bibliotecaEmpréstimos
Laranjeiras4063
Campo Grande2989
Jardim América2306
Vila Velha2112
Jacaraípe2081
Itaparica1918
 Carapina1757
Itacibá1740
São Torquato1254
Total20220

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *