Cinemas podem abrir no Espírito Santo em modelo Drive-in



O Governo do Espírito Santo liberou o funcionamento de cinemas no modelo de drive-in, ou seja, com o público dentro de carros. Com isso, fica permitida a exibição de filmes em local aberto em que o acesso e a permanência de clientes nos locais de exibição ou apresentação seja permitido somente dentro de automóveis.

A regulamentação levou em conta a solicitação da Secretaria da Cultura (Secult), que tem participado nacionalmente do debate acerca de novos formatos de eventos, destacando a proposta do Fórum de Diretores de Teatros, Orquestras, Ópera, Balé e Artistas, que tem trabalhado numa Proposta de Protocolo de Segurança Sanitária para reabertura gradual de teatros e salas de concerto. 

Confira a portaria publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo (Dio-ES) no LINK

A portaria regulamenta o funcionamento desses cinemas: as pessoas deverão permanecer dentro de seus carros; não será permitido acesso de pedestres; deverá ser mantida a distância mínima de dois metros entre os carros e o uso de máscara facial é obrigatório. O pagamento dos ingressos deverá ser realizado preferencialmente via aplicativo ou adquirido com antecedência. Já a venda de alimentos e bebidas somente poderá ser realizada na modalidade delivery, não sendo permitidos atendimentos no balcão ou em área externa do veículo.

Para funcionar, os cinemas devem ter os banheiros limpos inclusive durante as sessões, e controle de entrada e saída dos sanitários. Também precisam higienizar continuamente as maçanetas e torneiras, e disponibilizar álcool para higienização das mãos. 

Os responsáveis pelos empreendimentos deverão garantir condições de prevenção do risco de contágio, incluindo produtos de higiene, equipamentos de proteção, condições de limpeza e organização dos turnos de trabalho dos funcionários para evitar aglomerações.  Já os funcionários dos cinemas ficam obrigados a cumprir os protocolos, lavando as mãos com frequência e usando máscaras.