Deputados aprovam urgência na votação do PL sobre eventos drive-in



Os deputados aprovaram, na sessão ordinária virtual da Assembleia Legislativa (Ales) desta quarta-feira (22), o requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 415/2020, de Gandini (Cidadania). O projeto autoriza os órgãos estaduais e municipais competentes a expedirem alvarás de autorização e funcionamento para eventos culturais e de entretenimento na modalidade drive-in.

De acordo com a iniciativa, tais eventos são definidos como sendo aqueles realizados ao ar livre, em que os frequentadores acessam os espaços exclusivamente por meio de seus respectivos veículos. O PL traz uma série de regras sanitárias que devem ser seguidas para garantir a segurança dos clientes.

Agora, a matéria está apta a compor a pauta da próxima sessão ordinária virtual, a ser realizada na tarde da segunda-feira (27). Ela deve receber parecer oral das comissões de Justiça, Cultura e Finanças, antes de ser votada pelo Plenário da Casa.

Capital do queijo

Outra proposição que vai tramitar em urgência é o PL 410/2020, de Luciano Machado (PV) e da Mesa Diretora. A proposição confere ao município de Afonso Cláudio o título de “Capital Estadual do Queijo” e vai ser analisada de forma oral pelos colegiados de Justiça, Agricultura, Turismo e Finanças. Após a aprovação, segue para exame do conjunto dos deputados.

“Visitei várias propriedades e fiz reunião com as associações de Afonso Cláudio. Todos os municípios do Espírito Santo produzem queijo. A produção de queijo tem um grande valor agregado para o produtor. O leite que sobra da cota paga pelas cooperativas faz o queijo. Os produtores vendem para os vizinhos e para consumo familiar. Afonso Cláudio tem 305 produtores, 70 comercializam”, disse Machado.