Sesport discute protocolos sanitários para retorno gradual de atividades



O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, participou, nesta quinta-feira (23), de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin. O encontro serviu para discutir a volta gradual dos treinos no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória, e alinhar outras demandas esportivas neste período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Na oportunidade, Abreu apresentou o protocolo sanitário desenvolvido pela Sesport para volta das atividades no CT, que incluem a liberação dos ginásios, das quadras poliesportivas e da academia para atividades de atletas de alto rendimento.

O material será analisado pela Secretaria da Saúde (Sesa), que fará as considerações necessárias para autorizar o retorno. O relatório poderá, posteriormente, ser utilizado pelos próprios municípios para avaliar o retorno das atividades em suas praças esportivas.

Outro assunto tratado na reunião foi a volta das competições do futebol capixaba e de outras atividades esportivas. Um protocolo apresentado pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) à Sesport foi entregue aos profissionais da saúde, para que eles avaliem a possibilidade de retorno da competição e quais medidas sanitárias devem ser tomadas para evitar a propagação do vírus.

“Essa reunião nos permitiu abordar todos os pontos e questões necessárias para o retorno gradual da prática do esporte aqui no Centro de Treinamento e da liberação para prática de algumas outras atividades. Nossas sugestões agora serão avaliadas pela Secretaria da Saúde e, somente com a aprovação deles, é que retornaremos com as atividades esportivas. Acho que o objetivo principal foi alcançado, que era alinhar as determinações e protocolos que envolvem o esporte com as duas pastas. Aproveito também para parabenizar, mais uma vez, todo o trabalho que vem sendo feito pelo secretário Nésio e toda sua equipe no combate ao coronavírus e na condução da retomada das atividades”, afirmou Abreu.