O Balanço Energético do Estado do Espírito Santo (BEES 2022) – ano base 2021 foi publicado, nessa quinta-feira (22), pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP). O documento é elaborado anualmente e detalha a contabilidade energética do Estado, sendo útil para gestores públicos e privados, professores, investigadores e estudantes interessado no assunto.
Pela primeira vez, foi incluso na análise dados sobre a emissão de CO2 pelo consumo final energético do Estado, considerando o período de 2008 a 2021. O estudo apontou que, com base em dados de 2021, a representatividade da produção de energia, a partir de fontes renováveis no Brasil, reduziu correspondendo ao percentual de 39,5%, enquanto no Espírito Santo o percentual aumentou de 9,7% para 11,1%.
Além disso, é possível extrair uma série de informações. Em se tratando de consumo, verifica-se um crescimento no consumo total de eletricidade no Estado de 2,9% em relação a 2020. Observa-se também aumento significativo no consumo do gás natural. Em 2021, houve um crescimento de 31,6% no consumo do setor industrial, enquanto o setor de transportes apresentou um acréscimo de 10,5%, quando comparado a 2020. Já o setor residencial alcançou 4,2% de incremento.
Para elaboração do estudo, foi adotada metodologia semelhante do Balanço Energético Nacional (BEN), permitindo considerar as variáveis físicas específicas do setor energético e possibilitando ajustes conforme as características do Estado.
A obra apresenta o balanço das diversas etapas do processo energético: produção, transformação e consumo. Os interessados podem acessar o documento por meio do link: https://arsp.es.gov.br/boletins-e-balancos-energeticos .