BANNER SECOM

 

Brasil chega à marca de 100 milhões de doses de vacina contra Covid-19 aplicadas

Segundo dados do Ministério da Saúde, que acompanha o ritmo de vacinação, o Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (30) a marca de 100 milhões de doses aplicadas. O Brasil é o 4º país do mundo em número absoluto de doses aplicadas, muito embora ocupe apenas o 68º lugar no ranking global em termos proporcionais.

Segundo o Vacinômetro, o País registra 135.060.376 doses distribuídas para os estados e o Distrito Federal, com 101.476.804 doses tendo sido aplicadas. Destas, 74,3 milhões são relativas à primeira dose, enquanto 27,1 milhões correspondem à segunda dose ou dose única (no caso da vacina Janssen).

Já o Espírito Santo é um dos estados que mais aplicam a vacina, sendo o 2º colocado entre os que mais aplicaram a primeira dose e o 3º na aplicação da segunda ou dose única.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que a região Sudeste – a mais populosa do Brasil – foi a que mais vacinou, com 40,8 milhões de doses aplicadas. Nordeste está em segundo, com 22,6 milhões de doses. Sul, Centro-Oeste e Norte seguem nas respectivas posições.

A vacina mais aplicada no Brasil é a Butantan Sinovac, que equivale à CoronaVac. Em segundo lugar está a vacina AstraZeneca, que é envasada pela Fiocruz e que deverá passar a ter fabricação nacional até 2022. A vacina ComiRNAty, da Pfizer/BioNTech, segue em terceiro. A vacina da Janssen está em quarto lugar, já que ainda não teve grande volume de entrega e é restrita, no momento, para grupos específicos.

Espírito Santo recebe mais 127.930 doses de vacinas

O Espírito Santo recebe, nesta quarta-feira (30), 127.930 doses de vacinas contra a Covid-19. São 33.930 da Pfizer/BioNTec e 94.000 Covishield (Fiocruz/Oxford).

As vacinas da Fiocruz chegaram ao Estado, na manhã desta quarta-feira, e foram encaminhadas para a Central de Rede de Frio. As doses das Pfizer têm previsão de chegada para início desta noite.

A distribuição aos municípios da Região Metropolitana e às demais regionais de Saúde – Central, Norte e Sul – acontecerá pela manhã desta quinta-feira (1º). Para essa distribuição, as doses serão direcionadas à continuidade da vacinação do público geral por faixa etária e complementação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Vacinação.

Há previsão de chegada de novas doses da Janssen (Johnson & Johnson) ainda esta semana, entretanto, a Secretaria da Saúde (Sesa) aguarda a confirmação do quantitativo e a data de chegada pelo Ministério da Saúde.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *