BANNER SEDU

 

Casagrande lidera intenções de voto na disputa pelo Governo do Estado, aponta nova pesquisa

O atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), lidera a corrida pelo Palácio Anchieta, de acordo com a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta quarta-feira (25). O candidato à reeleição tem 44% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando uma lista com os prováveis candidatos é apresentada aos entrevistados. Enquanto o senador Fabiano Contarato (PT) e Carlos Manato (PL) aparecem com apenas 12%.

Casagrande também lidera com folga na menção espontânea, com 21% das intenções de voto, enquanto seus adversários ficam longe de atingir dois dígitos: Manato teve 4% e Contarato 3%. Em relação à rejeição, Casagrande fica com 25%, empatado tecnicamente com os pré-candidatos petista e o ligado ao bolsonarismo, que ficaram com 20% de rejeição.

De acordo com a matéria completa publicada no site Folha Vitória, a pesquisa quantitativa ouviu eleitores do Espírito Santo por telefone, colhendo 1.500 entrevistas em 23 e 24 de maio deste ano.  O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código ES-01975/2022.

A pesquisa reforça o favoritismo do atual governador, que busca seu terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta. O instituto projetou três cenários, sendo um deles sem a participação do senador petista. Nos dois primeiros, Casagrande fica com 43% e 44% das intenções de voto, respectivamente. Com a exclusão do nome do senador, Casagrande chega a 50% das intenções de voto contra 12% de Manato e 8% do ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede).

Em todos os três cenários, os pré-candidatos Erick Musso (Republicanos), Felipe Rigoni (União Brasil) e César Colnago (PSD) não rompem a barreira dos 3%. Brancos e nulos variam entre 8% e 10%, mesmo percentual dos entrevistados que declararam não saber ou não responderam à pesquisa, quando foi apresentada a lista de possíveis candidatos.

Na pesquisa espontânea, o percentual de brancos e nulos foi de 13%, enquanto os entrevistados que declararam não saber ou não responderam à pesquisa foi de 53%. Mesmo com esse eventual número de “indecisos”, o atual governador aparece muito à frente de seus concorrentes, com 21% das intenções de voto. Todos os outros nomes citados somados chegam a 13%.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *