Em cinco meses de implantação, SAMU 192 registra mais de 3,5 mil chamados regulados no norte do Estado

Há cinco meses operando na Região Norte de Saúde do Estado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) apresenta grande quantitativo de atendimento à população. De acordo com os dados do Sistema da Central de Regulação, entre os meses de janeiro e abril foram registrados 3.683 chamados regulados. 

Desses, aproximadamente 91,3% são classificados como primários, ou seja, oriundo do cidadão. Os outros 8,1%, denominados secundários, são chamados realizados pela unidade de saúde em que o paciente internado, que solicita a sua remoção para outro local apropriado ao atendimento.

Quando analisada a faixa etária mais atendida pelo serviço na região, os pacientes entre 20 e 59 anos aparecem com 2.045 solicitações. Já o desfecho dos casos mais comuns são orientação médica, encaminhamento ao hospital e cidadãos removidos por terceiros.

Entre os meses de funcionamento do SAMU 192, março apresentou o maior número de chamados contabilizados, com 1.065. O pico de atendimentos nesse período oscilou entre as 16 horas e as 22 horas.

Atualmente, o serviço de atendimento está presente em 11 municípios. São eles: Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

A expansão faz parte do programa estadual ‘SAMU para Todos’, que visa a garantir auxílio pré-hospitalar móvel de urgência para 100% da população capixaba. A ação é uma parceria do Governo do Estado, municípios e Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS).

O superintendente da região, Edilson Monteiro, ressalta a evolução que o serviço trouxe às cidades e que a população ganhou muito com o SAMU 192.

“Podemos relatar um ganho extraordinário no tempo de respostas dos atendimentos aos pacientes, tanto no pré-hospitalar móvel de urgência quanto no intra-hospitalar. Vale destacar que todos os chamados passam pela Central de Regulação, que classifica e encaminha as unidades de suporte de acordo com a necessidade de cada paciente”, destacou Monteiro.

SAMU para Todos

O programa Estadual SAMU para Todos foi instituído pelo Governo do Estado em 2019, por meio do decreto N° 4.548-R. O objetivo é garantir assistência pré-hospitalar móvel de urgência para 100% da população capixaba.

Atualmente, o serviço está presente em 56 municípios do Estado, representando uma cobertura populacional de, aproximadamente, 87%. Para atender à demanda em tempo oportuno, são 86 unidades móveis de atendimento, sendo 66 Unidades de Suporte Básico e 20 Unidades de Suporte Avançado.

Quando acionar o SAMU 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de:

– Parada cardiorrespiratória;

– Dor forte no peito (infarto);

– Dificuldade de respirar/engasgo;

– Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

– Intoxicação (envenenamento);

– Queimadura grave;

– Choque elétrico;

– Acidente de trânsito com vítima;

– Queda grave e fratura;

– Afogamento;

– Surto psiquiátrico;

– Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *