BANNER BANESTES

 

Estado vai ofertar mais de 19 mil procedimentos oftalmológicos na região norte

Em visita oficial ao município de Conceição da Barra, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (26), a oferta de 19.947 procedimentos oftalmológicos na Região Norte de Saúde, dentro do Programa Saúde Fácil. A ação tem como objetivo reduzir a demanda reprimida dos últimos anos e dar celeridade aos atendimentos especializados no Espírito Santo. Com investimento de R$ 3,7 milhões por credenciamento, os serviços tiveram início na última quarta-feira (19).

A previsão é que sejam realizados 1.795 exames, 6.097 cirurgias e 12.055 consultas no Hospital Municipal de Conceição da Barra. Por mês, serão realizados mais de 1,5 mil atendimentos. Serão contemplados os moradores de 14 municípios (Água Doce do Norte, Boa Esperança, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Nova Venécia, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pinheiros, Pedro Canário, São Mateus e Vila Pavão), totalizando uma população de mais de 430 mil pessoas.

“Estamos iniciando esse trabalho de realização de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas na região. A pessoa chega aqui, faz a consulta, realiza o exame e sai com a cirurgia marcada. Estamos pagando uma dívida de anos com essas pessoas. Pessoas que sofreram por anos à espera dessa cirurgia agora vão voltar a enxergar. É importante que possamos tratar esses casos aqui na própria região, assim como fizemos na região noroeste. Diminuindo os deslocamentos, atenuando o sofrimento dessas pessoas e trazendo mais dignidade a elas”, afirmou o governador Casagrande.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, destacou a importância de iniciar estes procedimentos de forma regionalizada e como esse processo facilita o acesso da população aos serviços. “É mais uma grande entrega extraordinária do Governo do Estado, por meio do programa Saúde Fácil. A oftalmologia é atualmente uma das maiores demandas do Estado e com esse investimento iremos diminuir a fila de espera, facilitando o acesso aos especialistas. Já realizamos aqui 590 consultas de oftalmologia, que irão gerar 1.398 procedimentos na área”, relatou.

“Queria agradecer ao governador por trazer esse tão sonhado e importante serviço para a região. Os prefeitos da região também estão de parabéns pelo trabalho e pela grande conquista”, disse o prefeito de Conceição da Barra, Walyson José Santos Vasconcelos, o Mateusinho.

Como acessar os serviços

Para ter acesso aos procedimentos oftalmológicos ofertados pelo Governo do Estado, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para ser avaliado pelo médico. Caso haja necessidade, o médico irá realizar o cadastro no sistema de Autorregulação Formativa Territorial (ARFT) e o paciente será encaminhado ao médico especialista adequado. Já os pacientes que possuem encaminhamento cirúrgico, terão o procedimento agendado no ato da consulta, evitando assim maior burocracia.

Credenciamento

Em fevereiro deste ano, a Secretaria da Saúde (Sesa) lançou o Edital de Credenciamento n° 004/2021 para entidades filantrópicas, privadas com e sem fins lucrativos que prestam serviços especializados em diagnósticos e cirurgias no aparelho de visão, para pacientes assistidos pela Regional Norte de Saúde.

O superintendente da região, Edilson Monteiro, destaca que a estratégia de regionalização da Sesa contribui para o acesso mais ágil e fácil da população aos serviços especializados de diversas áreas da saúde.

“Os credenciamentos garantem o atendimento mais perto do cidadão e disponibilizam serviços que anteriormente eram ofertados apenas na Região Metropolitana. Essa iniciativa diminui o tempo de espera pelas marcações de consultas, exames e cirurgias, além de evitar que haja um grande deslocamento para ser assistido por um especialista. Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por médicos especialistas”, frisou Edilson Monteiro.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *