Festa de Corpus Christi de Castelo vira patrimônio cultural imaterial do ES

A tradicional Festa de Corpus Christi do Município de Castelo agora é um patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. A Lei nº 11.630/2022 foi sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande. A festa religiosa é realizada em Castelo desde a década de 1960, com a confecção de tapetes temáticos nas ruas da cidade, uma iniciativa de artistas e da comunidade local. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Emílio Mameri (PSDB) e aprovado pelos parlamentares.

A Festa de Corpus Christi de Castelo atrai turistas de outros municípios e estados, sempre na véspera da data religiosa católica e no próprio dia santo, celebrado sempre numa quinta-feira. Com o passar dos tempos, o evento ganhou destaque e sofisticação. Começou com folhas e flores para dar passagem à procissão, por iniciativa da Irmã Vicência, segundo o site da prefeitura do município. Hoje, reúne artesãos e milhares de voluntários para a confecção dos tapetes gigantes.

Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) define como patrimônio imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

Já “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”, pontua o Iphan.

Natural de Castelo, o governador Renato Casagrande esteve no município nesta quinta e sexta-feira (15 e 16), acompanhando a montagem dos tradicionais tapetes temáticos ao longo da noite e madrugada, além de acompanhar a missa e o cortejo pelas ruas da cidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.