Governo do Estado inaugura nono Centro de Referência das Juventudes em Novo Horizonte

O nono Centro de Referncia das Juventudes (CRJ) foi inaugurado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Novo Horizonte, na Serra. Este é o segundo equipamento em funcionamento no município, o primeiro fica no bairro Feu Rosa, ambos territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O CRJ Novo Horizonte está localizado na Rua Gaivota, quadra 77, mais conhecida como Rua da Feira, atrás da praça do bairro.

Com infraestrutura moderna e acolhedora, o CRJ Novo Horizonte é um dos maiores da Grande Vitória, com pista de skate, salas multiuso, laboratório temático, palco, sala de computador e de dança, além da equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social. O Centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, oferecendo gratuitamente aos jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.

“Esse é um centro de oportunidades, uma fábrica de cidadania. Aqui o jovem pode procurar informações sobre formação profissional, cursos, oficinas, atividades culturais, além de contar com pista de skate, acesso à internet… Este é o nono CRJ dos 14 que iremos entregar em todo o Estado. É o Governo do Estado dando dignidade para nossas juventudes”, afirmou o governador Casagrande, durante a solenidade de inauguração que contou com apresentações musicais e de dança.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que os CRJs constituem o principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. “É mais uma importante entrega do Governo para as juventudes. Este é o nono CRJ inaugurado, espaços que estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga que se concretizou”, disse.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Novo Horizonte é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Social (CIEDS), definido após ampla seleção pública.

“Os CRJs são uma fábrica de cidadania e muito nos orgulha que o município da Serra tenha dois. São espaços onde vamos construir cidadãos e descobrir talentos. Pelas estatísticas, falam que nosso município é violento, mas a Serra é constituída por cidadãos de bem e este equipamentos vai trazer oportunidades para nossos jovens. Fazer a inclusão social é fundamental e também auxilia na geração de empregos. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, comentou o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Estão em funcionamento, além de Novo Horizonte, os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, também na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz, São Mateus, Guarapari; Linhares e Colatina. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Cariacica e Vila Velha.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *