Foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira (20), a nomeação de 19 peritos oficiais criminais e de um auxiliar de perícia médico-legal, aprovados em concurso público. A nomeação aconteceu aproximadamente dois meses após a homologação do resultado final do certame. Já a posse dos novos policiais está prevista para mês de julho.
O perito oficial geral da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Carlos Alberto Dal-Cin, explicou que esses são os primeiros peritos oficiais que foram nomeados após a instituição do órgão. “Eles serão fundamentais no processo de transição e irão fortalecer o trabalho da Polícia Científica. Agradecemos ao governador Renato Casagrande e a todos que tornaram esse momento possível. Os novos policiais científicos terão deveres para com a integridade do sistema judicial, com a segurança dos nossos cidadãos e deverão ser fiéis e imparciais no exercício das suas atribuições. É uma belíssima profissão e desejo muito sucesso aos novos servidores”, disse Dal-cin.
Esta é a terceira turma do concurso de 001/2018, formada pelos candidatos aprovados no Curso de Formação Profissional, última etapa do certamente.
Posse e exercício coletivo
A chamada de posse dos candidatos foi publicada na última sexta-feira (21), no Diário Oficial do Estado, por meio do Edital da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) nº 37/2024. No documento, constam as orientações aos nomeados, como documentações e exames médicos necessários, assim como a forma de envio.
A posse será realizada em 18 de julho de 2024 e o exercício coletivo será realizado em 19 de julho de 2024, no Departamento de Recursos Humanos da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES).
Concurso
O edital do concurso público foi publicado em 28 de dezembro de 2018. Nele, estavam previstas 20 vagas para auxiliar de perícia médico-legal, 15 vagas para médico legista, 50 vagas para perito oficial criminal, entre outras do quadro da Polícia Civil.