O governador reeleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (1º), o primeiro integrante do secretariado do novo governo, que toma posse em janeiro próximo. Trata-se do vice-governador eleito Ricardo Ferraço que vai ocupar o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento. A pasta que foi integrada com a Secretaria de Ciência e Tecnologia na gestão atual será novamente desmembrada, ampliando o protagonismo de Ferraço junto ao setor empresarial.
Durante a campanha eleitoral de 2022, Ferraço cumpriu um papel importante na articulação da chapa do então candidato socialista com a classe empresarial. Ele ganhou destaque no segundo turno, quando passou a participar mais efetivamente da campanha ao fazer encontros com lideranças de setores econômicos e políticos. Ferraço já foi vice-governador do Estado entre os anos de 2007 e 2010, antes de ser eleito senador da República – cargo que ocupou entre os anos de 2011 e janeiro de 2019.
Ricardo Ferraço é filho do deputado estadual reeleito, o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço. Além do cargo de vice-governador e senador, já foi deputado estadual por dois mandatos, quando também chefiou o Legislativo Estadual. Foi secretário de Estado da Agricultura e de Transportes e Obras Públicas durante as gestões do ex-governador Paulo Hartung. Nos últimos anos, estava atuando na iniciativa privada, inclusive como consultor empresarial.